Em Novo Hamburgo câmara recebe membros do Observatório Social

Foram discutidos os orçamentos da Câmara e do Município para 2018 e a realização de eventos do Observatório em parceria com a Casa Legislativa

05 de dezembro de 2017 10:59

Na manhã do último dia 01 (sexta-feira), a presidente do Legislativo hamburguense, Patricia Beck (PPS), recebeu André Arrué e João Rocha, integrantes do Conselho de Administração do Observatório Social de Novo Hamburgo – RS (OSNH). Na oportunidade, foram discutidos os orçamentos da Câmara e do Município para 2018 e a realização de eventos do Observatório em parceria com a Casa Legislativa. A instituição trabalha para representar a comunidade no controle da utilização de recursos públicos, promovendo a otimização e a transparência das contas públicas.

Arrué falou da necessidade das instituições públicas terem como orientação a defesa de princípios básicos da Constituição, como Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência, o combate à corrupção e a necessidade de adotar bons indicadores para ajudar na identificação de problemas e no aumento da eficiência da máquina pública em todos os setores envolvidos nos diferentes processos administrativos.

“O Observatório é um espaço para o efetivo exercício da cidadania. O nosso objetivo como membros é monitorar a aplicação de recursos públicos, estimular o cidadão no exercício de cidadania e promover a educação fiscal e a informação em prol da ética pública, a fim de melhorar a qualidade de vida de toda sociedade”, explica Arrué. “Buscamos reunir o maior número possível de empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos para, voluntariamente, entregarem-se à causa da justiça social, gerando transparência, economia e qualidade na aplicação dos recursos públicos. O Observatório prima por valores democráticos, mas é vital que seus membros sejam apartidários, para a garantia da isenção”, complementa.

“Neste momento delicado para a economia e a política do país, as boas sugestões para combater a corrupção e exercitar a cidadania são bem recebidas aqui na Câmara. Com a experiência de ter me tornado a chefe do Poder Legislativo, assumindo também um papel de gestora pública, entendo a importância do Observatório Social como organização que pode contribuir decisivamente para a redução de custos, reforçar a transparência dos atos públicos e controlar eventuais abusos decorrentes do mau uso dos recursos públicos”, destaca Patricia Beck.

Ficou também combinada a formatação de uma agenda de eventos na Câmara para 2018. A proposta é divulgar as ações do Observatório Social por meio de eventos como audiências públicas e seminários, a serem realizados periodicamente com transmissão ao vivo pela TV Câmara NH. Também participaram da reunião a diretora-geral da Câmara, Rachel Tomasi, o  procurador-geral, Vinícius Bondan, e a contadora do Legislativo, Juliana Michellon.

Via Câmara Municipal de Novo Hamburgo

ObservatórioSocial de Novo Hamburgo

O Observatório Social do Brasil | Novo Hamburgo é um espaço para exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário, reunindo o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. É integrado por cidadãos que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos.

Rua Joaquim Pedro Sores
CEP: 93510-320
Telefone: 51 2108-2108
E-mail: novohamburgo@osbrasil.org.br